terça-feira, 7 de junho de 2011

Solenidade de Pentecostes

Celebramos hoje o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, junto à Mãe do Senhor.
A plenitude do Espírito suscita atitudes de bondade, justiça, paz, esperança e reconciliação.
Na força do Espírito, a Igreja inicia e mantém sua ação missionária.
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!
Acolher o Espírito Santo significa mergulhar nos mistérios da misericórdia divina. Não fechemos, pois, nossos corações a tão grande manifestação de Amor.


"Pai de amor, enviai sobre nós o vosso Santo Espírito. Que Ele nos faça conhecer e amar cada vez mais o vosso Filho. Que Ele nos ensine a lembrar sempre de tudo quanto Jesus disse. Que Ele nos ilumine e nos guie, conformando-nos a Cristo, sobretudo na humildade, no discernimento, na oração, na acolhida ao próximo e na missão de incessantemente anunciar a Boa Nova. Amém!"

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!
Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.
Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!
No labor descanso, na afliação remanso, no calor aragem.
Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.
Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.
Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!
Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.
Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons.
Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna.
Amém!




Os Dons do Espírito Santo:
Sabedoria - O dom da sabedoria abrange todos os conhecimentos do cristão e os põe diretamente sob a luz de Deus, mostrando a grandeza do plano do Criador e a insondabilidade da vida daquele que é o Alfa e o Ômega de toda a criação. O dom da sabedoria não realiza a síntese dos conhecimentos da fé em termos meramente intelectuais. Ele oferece um conhecimento saboroso da verdade, de Deus.
Entendimento ou Inteligência - Pelo dom do entendimento, o cristão contempla com mais lucidez o mistério da Santíssima Trindade, o amor do Redentor para com os homens, o significado da Eucaristia na vida cristã. O dom do entendimento faz ver melhor a santidade de Deus, a infinidade do seu amor e o significado dos seus apelos.
Ciência - O dom da ciência leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado, e, de outro lado, a insuficiência de cada qual.
Conselho- Nem sempre é fácil discernir se é oportuno falar ou calar, ficar ou partir, dizer Sim ou dizer Não. Nem as pessoas prudentes, após muito refletir, conseguem definir com segurança o que convém fazer. Para superarmos tal dificuldade é necessário que invoquemos o Espírito Santo mediante o dom do conselho.
Piedade - O dom da piedade não incita os cristãos apenas a cumprir seus deveres para com Deus de maneira filial, mas leva-os também a experimentar interesse fraterno para com todos os seus semelhantes. Este dom torna o cristão consciente de sua inserção na família dos filhos de Deus, move-o a ultrapassar as categorias do direito e do dever, a fim de testemunhar uma generosidade que não mede esforços desde que sirva aos irmãos.
Fortaleza- Pelo dom da fortaleza, o Espírito impele o cristão não apenas àquilo que as forças humanas podem alcançar, mas também àquilo que a força de Deus atinge. É essa força de Deus que pode transformar os obstáculos em meios; é ela que assegura tranquilidade e paz mesmo nas horas mais tormentosas.
Temor de Deus - O dom do temor de Deus se prende inseparavelmente à virtude da humildade. Esta nos faz conhecer nossa miséria; impede a presunção e a vã glória, e assim nos torna conscientes de que podemos ofender a Deus; daí surge o santo temor de Deus.
Eis, em grandes linhas, o significado dos dons do Espírito Santo na vida cristã. São elementos valiosos para o progresso interior e são usados quando o cristão procura amar realmente a Deus e ao próximo, e jamais diz um Não consciente às inspirações da graça.
Ao concluirmos hoje o tempo pascal, somos convidados a nos comprometer cada vez mais com a união de todos os seres humanos. Tenhamos a certeza de que, abrindo nossos corações e nossas vidas ao Espírito Santo de Deus, seremos incessantemente fortalecidos na tarefa de tornar este mundo mais unido, fraterno, reconciliado, até o dia em que estivermos diante de Jesus Cristo.

"Deus, o Pai das luzes, que iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, nos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito."

"Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os nossos corações de todo mal e nos transfigure em sua luz."

"Aquele que, na proclamação de uma só fé, reuniu todas as línguas nos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade"

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário