terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Propostas de trabalho da Quaresma na catequese


Organização Catequético-Litúrgica da Quaresma

Na liturgia e catequeses quaresmais devem sobressair dois aspectos característicos deste tempo: a sua índole batismal e a sua índole penitencial. Reparemos como as orações e leituras das duas primeiras semanas realçam o aspecto penitencial. Nas três semanas seguintes o aspecto batismal. Na última semana (Semana Santa), à luz dos últimos acontecimentos da vida do Senhor, preparamo-nos para celebrar dignamente o Mistério da morte e ressurreição de Jesus.

Objetivos

Com esta caminhada pretende-se:
– Provocar nas crianças, a alegria da Ressurreição de Jesus Cristo, fazendo-as perceber que, tal como a árvore vai florescendo durante a Quaresma, Jesus quer desabrochar nos seus corações.
– Levar os adolescentes a um conhecimento mais profundo da sua Família e despertá-los para a dimensão social, concretizada, sobretudo, na partilha com os mais necessitados e na visita a idosos e doentes.
– Incentivar à meditação da Palavra de Deus, à participação, em família, na Eucaristia dominical e à oração junto ao crucifixo da casa.
– Responsabilizar os catequistas a viver esta caminhada com um compromisso de testemunho pessoal das vivências que propõem ao seu grupo de catequese.

Explicação da Caminhada

A Quaresma é um tempo de caminhada, de reflexão, de conversão interior. Durante este período os cristãos vivem de uma maneira especial a sua relação com Deus e com os outros. Contudo, são necessárias propostas concretas, com base em objetivos bem definidos. Embora as propostas apresentadas sejam para as crianças e para os adolescentes da catequese elas pressupõem uma participação ativa por parte dos catequistas. Os catequistas devem vivenciar as atividades que propõem ao seu grupo de catequizandos e, através do seu testemunho, incentivá-los há viver este tempo não só com gestos exteriores, mas com um compromisso sério de conversão.
Na Quarta-Feira de Cinzas, cada família deverá levar o crucifixo de sua casa para ser bento pelo pároco. O crucifixo deverá ser colocado em casa, em local de destaque, durante a Quaresma.

Propostas para as Crianças.
Na Quarta-Feira de Cinzas deve estar colocado na Igreja, em local de destaque, um painel em branco com uma cruz desenhada. A esse painel estarão associadas às atividades a realizar pelas crianças, dado que, ao longo da Quaresma será construída pelos jovens, nesse painel, uma árvore que cobrirá, no final da caminhada, a cruz, simbolizando, assim, uma vida nova com Cristo Ressuscitado (as atividades a desenvolver pelos jovens são divulgadas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil). Em cada Domingo, as crianças desenvolverão as seguintes atividades:
– 1º Domingo: as crianças deverão colocar junto às raízes da árvore sementes;
– 2º Domingo: as crianças deverão colocar no tronco da árvore palavras relacionadas com Jesus Cristo;
– 3º Domingo: as crianças deverão colocar nos ramos da árvore pássaros e ninhos;
– 4º Domingo: as crianças deverão colocar gotas de orvalho nos ramos e folhas da árvore;
– 5º Domingo: as crianças deverão colocar um sol no topo do painel, por cima da árvore.

Propostas para os Adolescentes
As propostas para os adolescentes consistem em elaborar a árvore genealógica da sua família e em levar, para a Eucaristia ou para a sessão de catequese, bens que serão distribuídos pelos mais necessitados no Dia da Caridade (Quinta-Feira Santa). A primeira atividade vai permitir ao adolescente conhecer melhor as suas raízes, proporcionando também uma aproximação aos seus familiares para obter as informações necessárias. A segunda atividade apela à caridade.

Nas primeiras 4 semanas da Caminhada na Quaresma, o adolescente deve elaborar a árvore genealógica da sua família. Para isso deve encontrar o maior número de dados possível relativos aos seus familiares, até a 4. ª geração (bisavós). Os dados a recolher podem ser os seguintes: nome, data de nascimento, local do casamento, profissão, características físicas, locais onde habitou, passatempos, etc. Isto deve ser feito de acordo com o seguinte esquema:
– 1ª semana: preencher a árvore com informações dos seus irmãos e de si próprio;
– 2ª semana: preencher a árvore com informações dos pais e, se possível (caso a sua família não seja demasiado numerosa), dos tios;
– 3ª semana: preencher a árvore com informações dos avós maternos e paternos;
– 4ª semana: preencher a árvore com informações dos bisavós maternos e paternos.
No Domingo de Páscoa, os adolescentes podem entregar um exemplar da árvore genealógica, que construíram ao longo da Quaresma, a cada um dos membros da sua família (pais, irmãos, avós e tios).
Na 5ª semana, os adolescentes deverão preparar atividades a desenvolver nas visitas que efetuarão durante o Dia da Caridade (Quinta-Feira Santa). As atividades a desenvolver poderão passar pela escrita de uma pequena mensagem a entregar a quem vão visitar pela preparação de uma leitura bíblica e/ou de um cântico, entre outras.
Na 6ª semana, no Dia da Caridade, os adolescentes deverão visitar ou um lar de idosos, ou um hospital, ou uma instituição de solidariedade social, ou um lar onde residam pessoas mais carentes. Durante esta visita, os adolescentes desenvolverão as atividades que prepararam na semana anterior.

Durante esta caminhada, os adolescentes deverão ainda trazer para a sessão de catequese, ou para a Eucaristia, bens para distribuir no Dia da Caridade. Se possível estes bens devem ser embrulhados condignamente e acompanhados de uma mensagem do adolescente para a pessoa que os irá receber. Sugerem-se para cada semana os seguintes bens:
– 1ª semana: arroz;
– 2ª semana: açúcar;
– 3ª semana: massas;
– 4ª semana: feijão;
– 5ª semana: leite.  

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