domingo, 3 de fevereiro de 2013

Catequese e a Pedagogia de Deus

1. Amor que se revela
O amor de Deus se manifesta desde a criação do mundo. Mesmo nos fracassos e no pecado Deus nunca abandonou a humanidade. Através de sinais, de gestos concretos, de fatos e dos profetas Deus expressa sua vontade e o seu palno de salvação. E assim "quando chegou a plenitude dos tempos enviou seu Filho Jesus como Salvador da humanidade" (Gl 4,4). O Papa João Paulo ll em Catechesi Tradendae assim expressa: "Deus mesmo, ao longo da história sagrada e principalmente no Evangelho, serviu-se de uma pedagogia que deve continuar como modelo da pedagogia da fé". "A Sagrada Escritura apresenta-nos Deus como pai misericordioso, mestre, sábio que assume a pessoa como indivíduo e como comunidade nas condições em que se encontra. Liberta-a dos vínculos do mal, atraindo para si laços de amor. Ajuda a crescer progressiva e pacientemente para a maturidade do filho livre, fiel e obediente à sua palavra" afirma o Diretório Geral de Catequese 193.
2. A Palavra revelada, fundamento da Catequese
Em Jesus Cristo o Verbo encarnado se faz palavra viva e se torna presente no meio de nós. E assim o "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14) e se torna "luz que vindo ao mundo, ilumina toda humanidade". A Palavra assume um rosto, uma fisionomia. E o rosto da Palavra é Jesus, filho encarnado do Pai. Aquele que veio ao mundo para reerguer a humanidade e nos indicar o caminho que leva ao Pai. É dever da Igreja transmitir esta palavra aos corações dos que acreditam e seguem Jesus Cristo. "A catequese tem como tarefa proporcionar a todos o entendimento claro e profundo de tudo p que Deus nos quis transmitir" (DCN 26).
3. A pedagogia de Deus na Catequese
Mais do que transmitir uma doutrina, a catequese tem a missão de fazer ecoar no coração dos catequizandos a Palavra de Deus. O segredo consiste na passagem de uma palavra abstrata, que atinge a mente para uma palavra viva, que toca o coração, a mente capaz de transformar o coração humano. Amoderna pedagogia afirma que para as novas gerações "a experiência que tem valor. E o que é experimentado torna-se referencial de alegria, de entusiasmo, de senho e emprenho para o crescimentoo e a realização de um projeto de vida. É na experiência que as novas gerações conseguem expressar sua fé, de forma verdadeira e autêntica" ("Geração Net", Gildásio, M. Paulinas). Assim descobrem a dimensão dos erviço aos outros, do compromisso com o meio ambiente, com a paz, com a solidariedade e com o Evangelho.
Para refletir:
  • Como é trabalhada a Pedagogia de Deus na formação de catequistas?
  • Como aproveitar os avanços da pedagogia moderna de educação na catequese?
  • O que empolga os catequizandos?
  • O que empolga os catequistas?
Fonte: Dom Juventino Kestering/Missão Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário