terça-feira, 6 de agosto de 2013

Afirma o Diretório Geral para a Catequese que “a vocação do leigo á catequese tem origem no sacramento do batismo e se fortalece pela Confirmação, sacramento
Mediante os quais ele participa do «ministério sacerdotal, e real » de Cristo. Além da vocação comum ao apostolado, alguns leigos sentem-se chamados interiormente por Deus, a assumirem a tarefa de catequistas. A Igreja suscita e distingue esta vocação divina, e confere a missa de catequizar. Dessa forma, o Senhor Jesus convida homens e mulheres, de uma maneira especial a segui-lo, mestre e formador dos discípulos. Este chamado pessoal de Jesus Cristo e a relação com Ele são o verdadeiro motor da ação do catequista « É deste conhecimento amoroso de Criste que jorra o desejo de anuncia-lo, de «evangelista», e de levar outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo “(DGC231).
Ser catequista é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missa. O catequista, ao sentir esse chamado verifica que necessita compreender melhor seu trabalho missionário. Sentir-se chamado verifica que necessita compreender melhor seu trabalho missionário. Sentir-se chamado a ser catequista e a receber da Igreja a missão para fazê-lo pode adquirir, de fato, diversos graus de dedicação, segundo as característica de cada um. Há muitas formas de  exercer o ministério catequético, mas independente delas, o catequista deve se esforçar para desenvolver em si as seguintes características:
Ser catequista
Ser
Saber
Fazer
Conviver
Vocação: Sou
Chamado ao servir.
Sou discípulo e devo
Aprender com Jesus.
Sou enviado pela a
Igreja, em missão
Devo formar
Comunidade fraterna
 
Catequista é um instrumento vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário